ESPECIALISTA NA TECNOLOGIA 360º

Blog

WEB 3.0 - Internet Semântica

 

 

A World Wide Web, conhecida como 'www', foi lançado em 1991. Mas como a tecnologia avançada, sua evolução veio na forma de Web 2.0 e Web3.0. Estes últimos são, obviamente, considerados mais avançados e fáceis de usar em comparação com a Web 1.0

.Mas a maioria das pessoas está confusa sobre as mudanças e a evolução que ocorreu, por isto vamos esclarecer as diferenças através dos pontos abaixo mencionados.

Web 1.0

WEB 1.0Web 1.0 foi a primeira fase. Na verdade ela foi conhecida apenas como "A Internet". Era geralmente usado antes de 1999, quando os especialistas chamaram "a era  leitura". As principais características da Web 1.0 foram o uso de hiper-ligações e marcadores de páginas da web. Consistiam principalmente em páginas estáticas, livro de visitas online e formulários simples de contato. Quase não havia fluxo ou comunicação entre consumidor e do produtor da informação. Além disso, os e-mails eram enviados através de simples formulário HTML sem maiores interações com o usuário e aproveitamento dos dados trafegados, enquanto que neste período o grande entrave de uso da tecnologia era a baixa velocidade de conexão que impedia o uso de tecnologias mais avançadas, já disponíveis nos computadores desktop, mas impraticáveis de transportar em banda extremamente estreita.

Web 2.0


O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web onde seu principal conceito é a troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais.  À medida que os sites se tornam mais dinâmicos com o aumento da banda de transmissão e a capacidade computacional com computadores pessoais a experiência com o uso da Internet passa a ser valorizada tanto do ponto de vista dos recursos disponíveis, quanto a capacidade do usuário de interagir com os conteúdos publicados.


Dentro deste contexto podemos citar a enciclopédia Wikipédia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas, O Facebook  e Orkut que inovam ao dar ao usuário a capacidade de reunir outros usuários com os mesmos interessem em comum formando sua própria rede de comunicação, o Youtube que devido ao aumento da largura de banda disponível ao usuário comum, revoluciona a internet como mídia de massa ao permitir a inclusão de vídeos e a exibição online dos mesmos, algo impraticável na Web 1.0, e ainda, uma grande recurso que passa a se popularizar que é o Blog, uma maneira da pessoa compartilhar suas experiências em tempo real com seus conhecidos, inserindo em suas páginas conteúdos próprios .

WEB 2.0 Surge então o conceito de Rede Social que nada mais é que a utilização da Internet, não mais para divulgar algum assunto ou contexto, mas utilizá-la como uma plataforma colaborativa onde pessoas lidam com pessoas, e assuntos são discutidos entre elas seja na forma de um bate-papo, seja na forma de fórum de discussão ou sistema de comentários inseridos nas páginas que se integram às redes existentes, replicando seus conteúdos através de perfis pessoais ou publicados em blogs pessoais.

A partir da Web 2.0 passam a figurar diversos serviços on-line mais inteligentes, como email interativo, mecanismos de busca mais precisos com o o Google, o comércio eletrônico que deixa de ser uma aposta para o futuro e o coloca disponível, não somente às grandes empresas, mas também ao pequeno empresário dando chance de expor e vender seus produtos através da Internet..

Outro fator marcante da Web 2.0 é o fato de nesta etapa o usuário passar a ter a capacidade de interagir não somente com web sites de terceiros, mas principalmente poder construir por si mesmo, suas páginas da web com recursos de integração com serviços externos o que fica muito claro nos blogs pessoais carregados de aplicativos diversos com seus recursos variados.

Web 3.0


Web 3.0 é conhecida como a terceira geração da World Wide Web.
Através de tais avanços na Web 3.0, nós nos tornamos habilitados a fazer muitas coisas que podem nunca ter sonhado. Mas este não é o fim, pois com o tempo vamos começar a ver mais avanços na World Wide Web que vai fazer navegando na internet uma experiência incrível.

Muitas pessoas colocam a Web 3.0 como uma internet para um futuro próximo mas já podemos afirmar que esta nova fase da Internet já está ocorrendo.

A web 3.0, ou web semântica, está chegando com ferramentas que estão sendo aprimoradas para identificar as necessidades do usuário e responder de forma mais assertiva e inteligente às buscas efetuadas.

Os motores de busca caminham a passos para uma melhor  “compreensão” do sentido das palavras, privilegiando o contexto. Ao codificar a linguagem semântica, os buscadores devem tornar a pesquisa de determinada palavra ou expressão muito mais próxima ao que o usuário realmente busca.

É neste ponto que vemos a nova revolução que está para ocorrer.

Nosso slogan é o retrato desta  nova fase: "Não basta estar na Internet. Seu site precisa ser encontrado". WEB 3.0

Hoje, mais do que nunca, possuir um web site que possua recursos suficientes para atrair a atenção dos mecanismos de busca e retornar positivamente seus conteúdos para aquele que realiza a pesquisa é ponto crucial para que se obtenha um resultado mais favorável do retorno de seu site.

Técnicas e recursos internos empregados corretamente ao seu site, é que vão dizer o quanto sua página é relevante nas pesquisas e conseqüentemente, um número maior de visitantes acontece, na medida em que seus conteúdos vão sendo indexados por estas ferramentas.

Nós da NET8 trabalhamos focados principalmente no retorno que um site pode oferecer em termos de pesquisa nos mecanismos como Google que hoje detém 75% de todas as pesquisas realizadas na Web.

Acreditamos sem dúvida que mais importante do que o uso de recursos avançados de design, onde se valoriza ao extremo o visual do site, dedicamos nosso desenvolvimento não somente para a beleza das páginas, mas temos como objetivo maior, fazer com que seu site tenha visibilidade nesta imensa Babel que é a Grande Rede, trazendo seu site para posições de destaque na busca orgânica, que de fato, é o que mais interessa, pois pagando os mecanismos em dinheiro, com certeza você vai ter seu anúncio nas páginas de destaque, mas o que realmente importa é estar no topo das pesquisas de forma natural, sem ter que investir muito dinheiro para que isto aconteça.


Acreditamos firmemente que seu site, não importa o assunto, pode estar muito bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, e para isto trabalhamos utilizando técnicas honestas e eficientes para seu sucesso na Web

 

logo em3d multimidia

Internet desenvolvida com tecnologia de ponta e recursos interativos tridimensionais